Todos os cidadãos devem ter acesso a Consultas de Dietética e Nutrição ao nível dos Cuidados de Saúde Primários. Só assim é possível atuar ao nível da prevenção e tratamento primário das patologias associadas a uma alimentação desequilibrada, cada vez mais prevalentes em Portugal. A sua prevenção e/ou tratamento nos primeiros estádios permitirá ao Estado Português poupar milhares de euros em saúde.

Para atingir este desafio é essencial garantir a existência de dietistas-nutricionistas nos cuidados de saúde primários, permitindo que os grupos mais carenciados e socialmente vulneráveis tenham a literacia em saúde adequada, um melhor acompanhamento e menor probabilidade de desenvolver doenças crónicas, como obesidade, diabetes e hipertensão arterial. A disponibilização destas consultas no Sistema Nacional de Saúde, permite diminuir as desigualdades no seu acesso, atuar na literacia alimentar e aumentar a qualidade saúde e bem estar dos portugueses.

 

O que pretendemos com este desafio?

  • Aumentar o número de dietistas-nutricionistas nos Cuidados de Saúde Primários de forma a garantir uma oferta suficiente e eficaz à população, no que diz respeito às Consultas de Dietética e Nutrição.
  • Diminuir a desigualdade no acesso às Consultas de Dietética e Nutrição.
  • Promover a educação alimentar como ferramenta na promoção da saúde e prevenção e controlo da doença.
  • Prevenir e controlar as doenças crónicas não transmissíveis em que a nutrição e alimentação assumem um papel preponderante, como é o caso da obesidade, diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.
  • Diminuir a prevalência de excesso de peso na população adulta e pediátrica.
  • Promover a literacia em nutrição em grupos vulneráveis como é o caso dos idosos e grávidas.

 

Como vamos alcançar?

Cidadão

  • Informe-se sobre a Consulta de Dietética e Nutrição no seu Centro de Saúde. Caso não exista, registe a sua sugestão.

Profissionais de Saúde

  • Evidenciar a importância da alimentação enquanto determinante de saúde para prevenir a doença e promover a saúde, minimizando custos e rentabilizando recursos.
  • Estabelecer políticas que conduzam à promoção de bons hábitos alimentares entre indivíduos e grupos, para melhorar ou manter uma nutrição saudável e reduzir o risco de contrair doenças relacionadas com a alimentação.
  • Integrar ou formar equipas de profissionais com âmbito de intervenção na comunidade, como são os educadores, enfermeiros, psicólogos, assistentes socias, terapeutas, entre outros profissionais, promovendo abordagens concertadas e eficazes.

Instituições Públicas e privadas

  • Garantindo a inclusão de dietistas-nutricionistas em número suficiente no leque de profissionais de saúde das instituições de cuidados de saúde primários.
  • Proporcionando os meios e os recursos necessários à realização eficaz das Consultas de Dietética e Nutrição.

secretario estado adjunto ministro saude

estesl

cnj

onmi

o peixe e fixe

adsfan

 barrigas amor

 travel flavours

apc

apnep

fadu

refood

gertal

nutricia

itau

iglo

palmeiro foods

inspira santa marta

 nestle health science