actividade do movimento

Movimento 2020 ajuda na diminuição do desperdício alimentar este Natal

Nesta época natalícia, o Movimento 2020, projecto da Associação Portuguesa de Dietistas (APD), junta-se aos portugueses com um conjunto de dicas para celebrar esta época festiva, gastronomicamente rica, de forma mais saudável e económica, respeitando os sabores e gostos tão tradicionais da nossa Dieta Mediterrânica.

O desperdício alimentar é um tema que tem estado na agenda do dia da sociedade portuguesa e o Movimento 2020 incorporou-o nos seus desafios. Reduzir o desperdício alimentar é o 9º desafio que tem também como objectivo promover um consumo alimentar energético e nutricionalmente adequado.

Mas, em época Natalícia, altura farta à mesa, como podemos de facto reduzir o desperdício alimentar? O Movimento 2020 vem mostrar, de forma simples, que é possível utilizar as sobras das refeições de Natal para fazer outros pratos igualmente deliciosos e nutricionalmente equilibrados. Somos um país rico em gastronomia e até a nossa Dieta Mediterrânica é Património Imaterial da Humanidade. Todas as regiões vivem o Natal à mesa de forma diferente, com pratos típicos e ingredientes que variam de cidade para cidade. Desta forma, e para ajudar os portugueses na tarefa de reduzir o Desperdício Alimentar, o Movimento2020 lança o livro digital intitulado Folhas Equilíbrio – Receitas para um Doce Natal que será composto por 6 receitas elaboradas por Ana Maria Silva, Licenciada em Dietética e Nutrição e Técnica Especialista em Gestão e Produção de Cozinha, contando com dicas preciosas para cozinhar as sobras da noite de consoada.

Mais do que alimentação, a nossa Dieta Mediterrânica é um estilo de vida que tem na sua génese o convívio à mesa, a partilha de valores e costumes e a unificação da família. Desta forma, e paralelamente, o Movimento 2020 irá também mostrar como é importante envolver todos os membros da família na confecção das refeições Natalícias, pondo de parte a ideia de que as receitas de Natal são uma tarefa das avós e das mães. Envolver miúdos e graúdos, na compra dos ingredientes e na confecção das receitas, é um dos princípios defendidos pelo Movimento 2020, pois só assim é possível ensinar os mais novos a fazer as escolhas mais correctas e saudáveis.

Faça download do livro digital Folhas Equilíbrio - Receitas para um Doce Natal.

Dia Mundial da Diabetes: a importância do pequeno-almoço

A 14 de novembro celebra-se anualmente o World Diabetes Day (WDD), uma iniciativa da International Diabetes Federation (IDF) e da Organização Mundial da Saúde.

O número crescente de diagnósticos de diabetes e o impacto que a doença tem a nível individual e da sociedade é motivo de preocupação. Para além das implicações no quotidiano de quem é diabético, socialmente acarreta custos económicos elevados.

No entanto, cerca de 70% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos ou retardados adotando estilos de vida saudáveis e essa deve ser a grande aposta, sendo "Healthy Living and Diabetes" o lema do WDD para 2014-2016.

Saber mais

secretario estado adjunto ministro saude

estesl

cnj

onmi

o peixe e fixe

adsfan

 barrigas amor

 travel flavours

apc

apnep

fadu

refood

gertal

nutricia

itau

iglo

palmeiro foods

inspira santa marta

 nestle health science