Temos de olhar atentamente para o estado nutricional das pessoas idosas em Portugal. A percentagem de desnutrição nesta faixa etária pode alcançar os 20% na comunidade e 80% em lares e instituições. Os motivos associados a esta elevada prevalência devem-se essencialmente às características fisiológicas da população com maior idade, como o progressivo declínio na mastigação e deglutição, mas também às más práticas clínicas associadas ao tratamento do indivíduo institucionalizado, tais como interrupções das refeições por motivos não urgentes, mau planeamento de exames que condicionam a normal ingestão alimentar. O estado nutricional da população idosa tem impacto ao nível da saúde pública e da sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde. Temos de o melhorar.

 

O que pretendemos alcançar com este desafio?

  • Atuar ao nível dos fatores que mais condicionam a qualidade alimentar fornecida aos idosos e com isso alcançar um adequado estado nutricional desta população.
  • Implementar um protocolo multidisciplinar de monitorização do suporte nutricional dos indivíduos que apresentem risco nutricional, de forma a intervir atempadamente ao nível do aconselhamento alimentar e nutricional, adaptado às necessidades e características individuais do idoso.
  • Envolver o cidadão na definição de estratégias para melhorar o estado nutricional da pessoa idosa e fornecer ferramentas para alcançar esse objetivo.
  • Mobilizar os profissionais de saúde, as instituições públicas e privadas, o setor da restauração e a indústria para a promoção da saúde nutricional no idoso.

 

Como vamos alcançar?

Cidadão

  • Se apresentar dificuldade de mastigação ou deglutição, recorra aos serviços de saúde mais próximos e informe o seu médico.
  • Caso verifique que a falta de apetite está a condicionar de forma continuada (durante o último mês) a sua ingestão alimentar, recorra aos serviços de saúde mais próximos e informe o seu médico.
  • Se verificar que perdeu peso de forma inesperada durante o último mês, recorra aos serviços de saúde mais próximos e informe o seu médico.
  • Se apresentar dificuldades na aquisição de alimentos, informe a assistente social da sua freguesia ou do centro de saúde da sua residência para que deem encaminhamento ao seu processo.

Profissionais de Saúde

  • Identificar o risco nutricional de todas as pessoas idosas sempre que acedam a serviços de saúde e periodicamente às que se encontram institucionalizadas, através de questionários validados para esta população, nomeadamente pela aplicação do short form Mini Nutritional Assessment (MNA-SF).
  • Avaliar o Estado Nutricional a todos os idosos em risco nutricional através da aplicação da ferramenta validada para esta população, nomeadamente o full form Mini Nutritional Assessment (full-MNA), entre outras estratégias de avaliação do estado nutricional, caso estas mesmas instituições possuam um profissional devidamente capacitado (dietista/nutricionista).
  • Atuar de forma multidisciplinar, no desenvolvimento de planos estratégicos individualizados que permitam conferir à alimentação uma palatibilidade, consistência e perfil nutricional adequados ao idoso cuja ingestão está condicionada.
  • Desenvolver sessões de educação alimentar com os idosos através de oficinas práticas que promovam uma alimentação equilibrada nesta faixa etária.

Instituições Públicas e Privadas

  • Promover a formação dos seus colaboradores em matéria de especificidades da saúde alimentar no idoso.
  • Efetivar a ingestão alimentar dos indivíduos institucionalizados através de estratégias que protejam o momento de refeição.
  • Elaborar programas de prevenção da malnutrição no idoso e partilhar estes mesmos programas com outras instituições.
  • Incentivar à comparticipação parcial ou total do custo dos suplementos nutricionais orais e de produtos da gama da alimentação básica adaptada, por parte do estado, destinados a prevenir ou a tratar a desnutrição nesta faixa etária.
  • Desenvolver campanhas massificadas junto da comunicação social de promoção da saúde alimentar no idoso.

Restauração

  • Assegurar uma oferta alimentar nutricionalmente equilibrada e adequada às especificidades da pessoa idosa (p.ex. ausência de peças dentárias, dificuldade do manuseamento de talheres, entre outros) nos serviços de refeições prestados ao nível hospitalar, lares, residências e outras instituições sociais de apoio a idosos, a custo acessível.

Indústria e Retalho

  • Minimizar os custos da suplementação alimentar para esta faixa etária.
  • Maximizar soluções alimentares para idosos com dificuldades em manusear alimentos com talheres.

secretario estado adjunto ministro saude

estesl

cnj

onmi

refood

adsfan

 barrigas amor

 travel flavours

apc

apnep

fadu

 cm vilapoucadeaguiar

cm alter do chao ipb caldasdarainha camaramunicipal logo changeit
fundacao portuguesa cardiologia      

gertal

nutricia

itau

iglo

palmeiro foods

inspira santa marta

 nestle health science  iogurte dia

jumbo

caldas penacova    

o peixe e fixe

eat like you mean it

portugal em forma

 nutrition hidration week