Movimento 2020 lança o segundo número do Folhas Equilíbrio

Foi há largos anos que a Fundação Portuguesa de Cardiologia decidiu fazer de Maio o Mês do Coração, com o objetivo de alertar a população para a problemática das doenças cardiovasculares.

Sendo que as doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte em Portugal, e a prática de uma alimentação desequilibrada constitui um dos principais fatores de risco para o seu desenvolvimento, o Movimento 2020, projeto da Associação Portuguesa de Dietistas, adotou a celebração desta efeméride como fazendo parte do seu vasto plano de atividades anual, construindo um leque de ações a desenvolver junto de vários públicos-alvo.

Após lançar uma coleção de folhetos digitais e o conto infantil "Espinafre, Batata-Frita e o Coração", o Movimento 2020 lança o segundo número do Folhas Equilíbrio, desta vez dedicado à saúde cardiovascular.

Embora exista muita informação relacionando a alimentação com as doenças cardiovasculares, é comum que a mesma se encontre dispersa, tornando-se complicado para o cidadão aperceber-se de tudo o que precisa para manter o coração saudável. Além do mais, grande parte da população desconhece que a Dieta Mediterrânica tem características nutricionais únicas, que têm grande efeito benéfico na saúde cardiovascular.

Juntando ao desconhecimento o facto da globalização levar cada vez mais a que os hábitos alimentares dos portugueses caminhem no sentido da alimentação típica ocidental, com grande ingestão de gorduras saturadas e trans, açúcares de absorção rápida, pouca fibra e quantidades diminutas de vitaminas e minerais, a prática da Dieta Mediterrânica é cada vez menos frequente. Importa voltar a colocar a Dieta Mediterrânica na mesa, não só pelo seu papel na saúde do coração como também na redução da prevalência de outras doenças crónicas não transmissíveis, como diabetes, obesidade, cancro, etc.

Voltar a colocar a Dieta Mediterrânica na mesa é justamente um dos desafios do Movimento 2020 e, juntamente com desafios como Aumentar o consumo de frutas e vegetais, Aumentar o consumo de leguminosas, Reduzir o consumo de gordura, Reduzir o consumo de açúcares, Reduzir o consumo de sal e Aumentar os níveis de hidratação, representa as principais estratégias a levar a cabo para a manutenção de uma boa saúde cardiovascular.

Como colocar em prática a teoria nem sempre é fácil, o Movimento2020, em parceria com o Programa de Alimentação Saudável do Jumbo, lança o livro digital intitulado Folhas Equilíbrio – Alimentar o Coração, que contém 4 receitas nas quais se aplicam os princípios da Dieta Mediterrânica, contribuindo para a saúde do coração.

 

Faça dowload do ebook:

 

secretario estado adjunto ministro saude

estesl

cnj

onmi

refood

adsfan

 barrigas amor

 travel flavours

apc

apnep

fadu

 cm vilapoucadeaguiar

cm alter do chao ipb caldasdarainha camaramunicipal logo changeit
fundacao portuguesa cardiologia      

gertal

nutricia

itau

iglo

palmeiro foods

inspira santa marta

 nestle health science  iogurte dia

jumbo

caldas penacova    

o peixe e fixe

eat like you mean it

portugal em forma

 nutrition hidration week