Movimento 2020 celebra 1 ano em família

  • No dia 15 de Maio, Dia Internacional da Família, Movimento 2020 comemora um ano de sensibilização na área da saúde alimentar
  • Em celebração, Movimento 2020 lança conto Infantil que fala sobre a importância de uma alimentação equilibrada e variada na prevenção das doenças cardiovasculares

Foi há precisamente 1 ano que nasceu o Movimento 2020, um projecto que pretende provocar uma transformação, crescimento e mudança na comunidade científica e no cidadão na área da Saúde Alimentar. Da responsabilidade da Associação Portuguesa de Dietistas (APD), o Movimento 2020 lançou há um ano 20 desafios da área da saúde alimentar que deverão ser cumpridos até 2020 pelos portugueses.

Suportado por várias palatformas digitais (www.movimento2020.org e www.facebook.com/Movimento2020) e por um plano de actividades a 6 anos, durante 1 ano o projecto andou por Portugal a sensibilizar cidadãos, indústria, profissionais e poder central com inúmeras actividades. Desde workshops e avaliações nutricionais na comunidade, formação em escolas, divulgação da Dieta Mediterrânica e seus benefícios para a saúde em diversas Feiras, acções de sensibilização na Assembleia da República, encontros e divulgação do projecto em várias cidades do país, formação em hospitais, empresas, palestras e aconselhamento, entre outros.

Ainda durante este ano, o Movimento 2020 lançou uma petição “Pela inclusão da disciplina ou de conteúdos de educação para a saúde e de economia familiar” nos curricula do ensino básico e secundário; lançou um estudo sobre hidratação nos Hospitais; e iniciou o seu road-show pelo país intitulado “Movimento 2020 na Minha Terra”.

Os 20 desafios lançados à Sociedade Portuguesa assentam numa vontade de mudar o panomaram da saúde alimentar em Portugal, sendo que, para isso, todos precisam de informação, metas concretas e soluções para agir e colocar em prática uma vontade de diminuirmos as doenças crónicas resultantes da má nutrição e de estilos de vida pouco saudáveis. Abarcam áreas como carências e/ou excesso registados na sociedade portuguesa, o ciclo de vida e as diferentes fases da alimentação, bem como a sua importância enquanto vivemos, a economia do país ou cuidados de saúde primários.

 

Dia da Família celebrado com Conto Infantil

No dia em que comemora 1 ano, o Movimento 2020 pretende reunir as famílias em torno da temática da alimentação. O Dia Internacional da Família celebra-se no mês do Coração e, por isso, este conto fala da importância de uma alimentação equilibrada e variada na prevenção das doenças cardiovasculares, sensibilizando as crianças para este tema, numa linguagem que as mesmas conseguem compreender.

Intitulado "Espinafre, Batata-Frita e o Coração", destina-se a crianças entre os 6 e os 10 anos. A prevalência de hipertensão arterial e dislipidémias, nas quais se encontram hipercolesterolémia (níveis de colesterol no sangue elevados) e hipertrigliceridémia (valores de triglicéridos elevados), são uma tendência crescente nas crianças portuguesas destas idades.

Por isso, é importante ajudar os pais na tarefa de ensinar a importância da escolha dos alimentos certos. Apesar de grande parte da alimentação dos mais novos estar nesta fase nas mãos dos seus educadores e da escola que frequentam, a verdade é que serão os adultos de amanhã, pelo que é importante a formação desde cedo no que respeita a uma alimentação variada, aliada a escolhas e estilo de vida saudáveis.

 

Faça dowload do ebook:

 

secretario estado adjunto ministro saude

estesl

cnj

onmi

refood

adsfan

 barrigas amor

 travel flavours

apc

apnep

fadu

 cm vilapoucadeaguiar

cm alter do chao ipb caldasdarainha camaramunicipal logo changeit
fundacao portuguesa cardiologia      

gertal

nutricia

itau

iglo

palmeiro foods

inspira santa marta

 nestle health science  iogurte dia

jumbo

caldas penacova    

o peixe e fixe

eat like you mean it

portugal em forma

 nutrition hidration week