Juventude com saúde

dia mundial juventude 2017

A 12 de agosto celebra-se o Dia Internacional da Juventude por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU).

A ONU define como jovens aqueles com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos. Estes representam 18% da população mundial, ou seja, 1,2 mil milhões de pessoas no mundo são jovens.

Na juventude um dos problemas de saúde mais prevalentes é o consumo abusivo de bebidas alcoólicas. O consumo de bebidas alcoólicas associa-se com a prática de comportamentos de risco assim como com danos cerebrais, défices cognitivos, baixo rendimento escolar e dependência na idade adulta. Metade dos jovens portugueses com 16 anos ou mais consomem bebidas alcoólicas regularmente. No entanto este valor é inferior à média europeia.

Em Portugal 43% dos jovens reportaram consumo de bebidas alcoólicas e 25% reportaram embriaguez no ano anterior. Aos 18 anos, um quarto dos jovens reporta episódios de elevada ingestão de bebidas alcoólicas (ingestão de cinco ou mais bebidas na mesma ocasião). Na faixa etária entre os 18 e os 24 anos 58% dos jovens reportam consumir bebidas alcoólicas regularmente

Alguns jovens justificam o consumo de bebidas alcoólicas com motivos como a curiosidade, a imitação, a sensação de pertença a um grupo, a pressão pelos pares e, até mesmo, a sugestão por parte de familiares.

No que toca às propriedades nutricionais, há que ter em atenção que todas as bebidas alcoólicas fornecem energia uma vez que cada grama de álcool fornece 7Kcal. Além disso é importante ter em conta que a energia proveniente das bebidas alcoólicas fornece o que se denomina por calorias “vazias”, isto é, não fornecem qualquer nutriente benéfico, como vitaminas e minerais.

 

Sabia que...?

  • ...uma cerveja imperial contém 85Kcal e que para utilizar esta energia é necessário fazer um a caminhada de 25 minutos ou uma corrida durante 12 minutos.
  • ...uma garrafa de cidra contém 160Kcale que para utilizar esta energia é necessário caminhar durante 46 minutos ou correr durante 23 minutos.
  • ...um copo de vinho tinto contém 110Kcale que para utilizar esta energia tem de caminhar durante 30 minutos ou correr durante 15 minutos.
  • ...uma caipirinha contém 300Kcal e que para utilizar esta energia necessita de caminhar durante 86 minutos ou correr 43 minutos.
  • ...um shot de tequila contém 110Kcal e que para utilizar esta energia tem de caminhar durante 30 minutos ou correr durante 15minutos.
  • ...uma Margarita contém 130Kcal e que para utilizar esta energia tem de caminhar por 36 minutos ou correr por 18 minutos.
  • ...um Whiskey Cola contém 180 Kcal e que para utilizar esta energia é necessário caminhar por 50 minutos ou correr por 25 minutos.
  • ...um Mojito contém 250 Kcal e que para utilizar esta energia terá de caminhar durante 70 minutos ou correr durante 35 minutos.
  • ...um Gin Tónico contém 150Kcal e que para utilizar esta energia tem de caminhar durante 43 ou correr durante 21 minutos.
  • ...uma Vodka Laranja contém 190 Kcal e que para gastar esta energia precisa de caminhar por 54 minutos ou correr durante 27 minutos.

Assim sendo, neste Dia Internacional da Juventude, o Movimento 2020 relembra-lhe que para um estilo de vida saudável deverá adoptar uma alimentação equilibrada mas também outros hábitos, como a prática de atividade física e o consumo moderado de certas substâncias, nomeadamente as bebidas alcoólicas.

secretario estado adjunto ministro saude

estesl

cnj

onmi

refood

adsfan

 barrigas amor

 travel flavours

apc

apnep

fadu

 cm vilapoucadeaguiar

cm alter do chao ipb caldasdarainha camaramunicipal logo changeit
fundacao portuguesa cardiologia empresas mais saudaveis    

gertal

nutricia

itau

iglo

palmeiro foods

inspira santa marta

 nestle health science  iogurte dia

jumbo

medtronic    

o peixe e fixe

eat like you mean it

portugal em forma

 nutrition hidration week