Nutrir bem não faz mal a ninguém

dia mundial saude 2017

Sabe o que é a depressão?

A depressão é um distúrbio emocional que se caracteriza por existir uma sensação de vazio, tristeza profunda, lentidão e inibição de movimentos corporais. A apatia característica desta doença traduz-se numa perda de interesse para realizar as mais diversas atividades do dia-a-dia e numa maior facilidade de sentir cansaço.

 

O papel da nutrição

Sabia que a alimentação condiciona o seu humor? Existem alguns alimentos que têm na sua constituição nutrientes com um papel importante na produção de substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar como é o caso da serotonina. Um indivíduo com depressão geralmente apresenta níveis baixos deste neurotransmissor.

Neste contexto surge o triptofano, um aminoácido essencial que participa na produção de serotonina e que está presente em alimentos ricos em proteína como os laticinios, o peixe e a carne. Por ser um aminoácido essencial não é produzido pelo organismo pelo que tem que ser adquirido através da alimentação. Também a vitamina B12 e o ácido fólico atuam como moduladores dos sistemas hormonal e neurológico , sendo desta forma importantes na produção de neurotransmissores.  O ácido fólico encontra-se em alimentos como vegetais de folha verde (espinafres, agrião), leguminosas (grão, feijão, ervilhas) e frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs). A vitamina B12 pode ser encontrada em alimentos ricos em proteína, de origem animal, como a carne, o peixe, os ovos e os laticinios.

 

O papel da atividade fisica

Conhece a frase “mens sana in corpore sano” (mente sã e corpo são)?  Esta frase retrata a associação que existe entre praticar atividade física e o estado emocional. A prática de actividade física é uma boa forma para combater a depressão. Esta liberta endorfinas que proporcionam uma sensação de tranquilidade, sendo neuromediadores responsáveis pela sensação de bem-estar e de prazer. A prática regular de atividade física é também eficaz no combate ao stress e ansiedade.

Hoje é Dia Mundial da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou uma companha de sensibilização para a depressão. É importante aderir a um estilo de vida saudável, onde a alimentação e a prática de actividade física são fatores de extrema importância.

Combata a depressão e siga o lema: coma bem, mexa-se e seja feliz! 

secretario estado adjunto ministro saude

estesl

cnj

onmi

refood

adsfan

 barrigas amor

 travel flavours

apc

apnep

fadu

 cm vilapoucadeaguiar

cm alter do chao ipb caldasdarainha camaramunicipal logo changeit
fundacao portuguesa cardiologia empresas mais saudaveis    

gertal

nutricia

itau

iglo

palmeiro foods

inspira santa marta

 nestle health science  iogurte dia

jumbo

medtronic    

o peixe e fixe

eat like you mean it

portugal em forma

 nutrition hidration week