Vamos alimentar o cérebro!

dia nacional estudante 2017

Celebra-se hoje o dia nacional do estudante e como tal o Movimento 2020 decidiu reunir algumas dicas para que os estudantes possam ter uma alimentação saudável e adequada às suas necessidades.

As crianças e jovens enquanto estão na escola fazem as suas próprias escolhas alimentares, no entanto nem sempre são as mais acertadas. Como estudantes, é na escola que os jovens passam grande parte do seu dia, sendo esta um local decisivo para o ensino e prática diária de uma alimentação saudável.

Sabia que a forma como nos alimentamos influencia o desenvolvimento cerebral e as capacidades cognitivas? É por isso fundamental “alimentar o seu cérebro” para que este órgão tão importante se desenvolva correctamente.

Existem alguns nutrientes essenciais para a saúde do nosso cérebro. Estes são:

  • Ómega-3
  • Vitaminas do complexo B
  • Antioxidantes
  • Água

 

Ómega-3

O ómega-3 é fundamental para a saúde do nosso coração mas também para a saúde do nosso cérebro.

Estão presentes em peixes como salmão, cavala e sardinha e embora em menor quantidade também em frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, cajus), sementes (linhaça, chia) e óleos vegetais.

 

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B apresentam uma função protectora dos tecidos nervosos prevenindo a sua oxidação e contribuem para a melhoria da memória.

São inúmeras as fontes alimentares destas vitaminas, podendo encontra-las na carne, peixe e ovo mas também nos vegetais.

 

Antioxidantes

Por ser constituído na sua maioria por gordura, o cérebro encontra-se muito susceptível a sofrer danos oxidativos. Deste modo, para protegermos o nosso cérebro devemos consumir alimentos que contenham substâncias antioxidantes.

As principais substâncias antioxidantes são as vitaminas C e E, o selénio, os carotenóides e os flavonóides. Podemos encontrar estes nos frutos cítricos, nos vegetais de folha verde (espinafres, brócolos, agrião), nos frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelas, pinhões), nos vegetais de cor laranja (cenoura e abóbora) e ainda no chocolate negro.

 

Água

A hidratação é também fundamental para o correto funcionamento do cérebro. Por este motivo é importante hidratar-se e beber cerca de 6-8 copos de água por dia.

 

Refeições saudáveis

Mas como introduzir estes nutrientes nas refeições diárias?

O Movimento 2020 dá-lhe algumas dicas do que é indispensável levar na sua lancheira todos os dias para os lanches da manhã e da tarde:

  • 2 Peças de fruta;
  • 2 Lacticínios (Exemplo: 1 pacote de leite simples individual meio gordo ou bebida equivalente tipo soja, arroz, amêndoa ou 1 iogurte não açucarado ou 1 fatia de queijo ou 1 triângulo/bolinha de queijo ou 1 queijo fresco);
  • 2 porções de cereais (Exemplo: 1 pão de mistura/centeio/integral ou 5 colheres de sopa cereais de pequeno-almoço não açucarados ou 4-5 bolachas maria/torrada ou 4 tostas de trigo);
  • 1 mão cheia de frutos oleaginosos para ir consumido ao longo do dia.

Para cada lanche combine um alimento de cada um dos grupos anteriores. Por exemplo:

  • 1 pão de mistura + 1 fatia de queijo + 1 pêra ou 1 iogurte natural + 5 colheres de sopa de cereais não açucarados + 1 kiwi.

secretario estado adjunto ministro saude

estesl

cnj

onmi

refood

adsfan

 barrigas amor

 travel flavours

apc

apnep

fadu

 cm vilapoucadeaguiar

cm alter do chao ipb caldasdarainha camaramunicipal logo changeit
fundacao portuguesa cardiologia empresas mais saudaveis    

gertal

nutricia

itau

iglo

palmeiro foods

inspira santa marta

 nestle health science  iogurte dia

jumbo

medtronic    

o peixe e fixe

eat like you mean it

portugal em forma

 nutrition hidration week