Dia da Produção Nacional

No dia 26 de abril celebra-se o dia da Produção Nacional. Esta data surgiu oficialmente em abril de 2011, após aprovação de um decreto-lei apresentado na Assembleia da República, com o intuito de sensibilizar a população portuguesa para a importância, tanto social como económica, da produção nacional, bem como contribuir para a sua afirmação nos mercados externos.

Por norma neste dia os super e hipermercados destacam os produtos nacionais, que são identificados com um símbolo especial e acompanhados pelo slogan “Compre o que é nosso”, de forma a incentivar o consumidor a adquirir produtos que sejam produzidos em Portugal, desde produtos alimentares até vestuário e calçado.

Quando se fala de produção nacional é inevitável falar-se da produção e compra de produtos alimentares locais e sazonais. Existem hoje em dia disponíveis na internet diversas listas de produtos sazonais, nomeadamente da DECO e do Programa de Alimentação Inteligente da Direção Geral de Saúde, vencedor de um Nutrition Award em 2013.

Tendo em conta a altura do ano em que nos encontramos, nos meses de abril e maio, os hortícolas sazonais são: abóbora, acelga, agrião (abril), alface, batata, beldroegas, beterraba, brócolos, cebola, cenoura, chicória, couve-de-bruxelas (abril), couve lombarda (abril), couve portuguesa (abril), ervilhas, espargos (abril), espinafres, favas, grelos, nabiça, nabo, pepino (maio), rabanete, rábano (abril), repolho (abril) e rúcula. Quantos aos frutos frescos nestes meses estão disponíveis alperce, (fim de maio), amora, ananás dos Açores, banana da Madeira, cereja (fim de maio), laranja, limão, maçã (abril), morango, nêspera e tangerina (abril).

É de ressalvar ainda que a produção nacional é importante, não só, em termos económicos, mas também em termos de sustentabilidade, uma vez que o consumo de produtos nacionais permite a redução dos custos relacionados com transportes dos alimentos, bem como a redução do tempo de transporte, diminuindo o impacto no ambiente. 

secretario estado adjunto ministro saude

estesl

cnj

onmi

refood

adsfan

 barrigas amor

 travel flavours

apc

apnep

fadu

 cm vilapoucadeaguiar

cm alter do chao ipb caldasdarainha camaramunicipal logo changeit
fundacao portuguesa cardiologia empresas mais saudaveis    

gertal

nutricia

itau

iglo

palmeiro foods

inspira santa marta

 nestle health science  iogurte dia

jumbo

medtronic    

o peixe e fixe

eat like you mean it

portugal em forma

 nutrition hidration week