Movimento 2020 lança “Manual de Hidratação – Um Guia Prático”

 

Em 2015, o Movimento2020 tornou-se parceiro de dois programas internacionais no âmbito da Saúde Alimentar: o World Action on Salt and Health, que pretende promover a diminuição do consumo de sal, e o Nutrition and Hydration Week promovido pela Leeds City Council, que trabalha o aumento do consumo de água. Desta forma, nasceu a semana “Mais Água, Menos Sal” que pretende alcançar Cidadãos, Poder Central, Indústria e Profissionais de Saúde. Assim, e pelo segundo ano consecutivo, o Movimento 2020, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Dietistas, comemora a Semana “Mais Água, Menos Sal” de 14 a 20 de Março.

A água representa cerca de 70% do peso corporal de um adulto e 50% do peso corporal de um idoso e é fundamental para grande parte das funções vitais do organismo. É comum o corpo humano libertar diariamente de 2 a 2,5L de água, pelo que as necessidades hídricas diárias variam entre 2,7 e 3,7L por dia, dos quais 1,5 a 2L devem ser supridas através da ingestão de líquidos, o que equivale a 8 a 10 copos de água. Os sinais de desidratação são mais que muitos pelo que devemos estar alerta a: sonolência excessiva, confusão mental, fraqueza, agitação, indisposição, dores de cabeça, boca seca ou com pouca saliva, choro sem lágrimas, diminuição da urina ou urina de cor forte, diminuição da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, tonturas, irritabilidade, perda de peso e aumento de infecções. Em casos extremos, pode levar à morte.

Com a finalidade de obter um adequado Plano de Hidratação, devemos promover o consumo de água e infusões ao longo do dia, sem adição de açúcar, em detrimento de outros líquidos, bem como o consumo de alimentos ricos em água, suprindo as necessidades hídricas diárias.

Porque se sabe que os níveis de desidratação em Portugal são elevados em toda a população, mas principalmente na idade sénior, o Movimento 2020 lança esta semana o “Manual de Hidratação – Um Guia Prático” dirigido a toda a população e disponível para download gratuito em www.movimento2020.org. Dicas, curiosidades e tudo o que precisa de saber para se manter hidratado poderá ser encontrado neste e-book.

 

Faça download do ebook:

secretario estado adjunto ministro saude

estesl

cnj

onmi

refood

adsfan

 barrigas amor

 travel flavours

apc

apnep

fadu

 cm vilapoucadeaguiar

cm alter do chao ipb caldasdarainha camaramunicipal logo changeit
fundacao portuguesa cardiologia empresas mais saudaveis    

gertal

nutricia

itau

iglo

palmeiro foods

inspira santa marta

 nestle health science  iogurte dia

jumbo

medtronic    

o peixe e fixe

eat like you mean it

portugal em forma

 nutrition hidration week