EFAD alerta para prevalência de excesso de peso e obesidade na Europa

A EFAD – Federação Europeia das Associações de Dietistas – aproveitou o dia 21 de maio, Dia Europeu da Obesidade, para destacar o facto de que a obesidade está a atingir níveis alarmantes na Europa. Na maioria dos países, mais de 50% da população adulta tem excesso de peso e 15% são obesos. Nas crianças a prevalência aumentou bastante: uma em cada quatro crianças; em países do sul da Europa uma em cada três crianças têm excesso de peso ou obesidade. As estimativas são de que esta imagem cresça drasticamente nos países europeus nos próximos anos.

Indivíduos com excesso de peso ou obesidade têm uma maior probabilidade de desenvolver diversas doenças que irão reduzir a qualidade de vida bem como, até mesmo, encurtar a esperança média de vida.

Isto é conhecido entre a maioria dos cientistas e profissionais de saúde. O que é necessário agora é a consciencialização dos políticos da europa, da comunicação social e do público em geral de que o excesso de peso e a obesidade são problemas de saúde sérios. Os indivíduos que sofrem de obesidade necessitam do apoio competente de profissionais de saúde treinados. A sociedade necessita de estratégias de prevenção a nível local, nacional e europeu. Neste sentido, a EFAD encontra-se a trabalhar em conjunto com outras partes interessadas, com membros do estado, da Comissão Europeia e a indústria alimentar no processo de reformulação de alimentos e bebidas na Europa, de forma a poder oferecer uma variedade maior e mais saudável para o consumidor. A indústria alimentar é ainda chamada a cooperar no desenvolvimento de um sistema de rotulagem que possa ser entendido pela população em geral, para fazer da escolha saudável a escolha mais fácil.

Os profissionais da área da dietética e nutriçãosão a chave para um diálogo positivo na implementação de políticas de saúde pública no combate à obesidade. O Plano de Acção Europeu de Deitética (EuPAD) é um comprometimento colectivo da EFAD para por em prática ações que irão melhorar a saúde para todos.

Como aponta Anne de Looy, presidente da EFAD: “Na europa a EFAD e os seus membros têm claramente o seu compromisso de acção para a melhoria da saúde através da nutrição em todo o gradiente social. Quer seja nos cuidados de saúde, fornecimento de alimentos/serviços (restaurantes), pesquisa, indústria, saúde pública ou nas casas dos cidadãos, os profissionais da área da dietética e nutrição trabalharão com os seus planos alimentares e com colegas para implementar o Plano de Acção Europeu de Dietética 2015-2020 (European Dietetic Action Plan), que incide sobre a promoção da melhoria da saúde através da alimentação e nutrição com o objectivo de alcançar uma melhor nutrição e saúde sustentável. “

A distribuição geográfica e a perícia dos membros da EFAD dá aos seus profissionais da área da dietética e nutrição uma visão única e perspectiva de soluções para melhorar a saúde. Estes são os contribuidores chave para o debate sobre a saúde e a força motriz para obter resultados positivos e sustentáveis para os futuros cidadãos europeus, e não só. 

secretario estado adjunto ministro saude

estesl

cnj

onmi

refood

adsfan

 barrigas amor

 travel flavours

apc

apnep

fadu

 cm vilapoucadeaguiar

cm alter do chao ipb caldasdarainha camaramunicipal logo changeit
fundacao portuguesa cardiologia empresas mais saudaveis    

gertal

nutricia

itau

iglo

palmeiro foods

inspira santa marta

 nestle health science  iogurte dia

jumbo

medtronic    

o peixe e fixe

eat like you mean it

portugal em forma

 nutrition hidration week