Lançamento da terceira edição da publicação “Folhas Equilíbrio” marca o Dia Mundial da Alimentação 2015

A 16 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação. Para 2015, a FAO - Food and Agriculture Organization of the United Nations – propôs como tema “Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de sistemas alimentares sustentáveis, de forma a que a alimentação chegue a e para todos.

A 24 de setembro de 2015 foi lançado o estudo da Organização Internacional de Trabalho intitulado “Long-term care protection for older persons: A review of coverage deficits in 46 countries”, que revela que:

  • Portugal é o país da Europa que menos dinheiro aloca aos mais idosos (0,1% do PIB);
  • Em Portugal existem por 100 idosos apenas 0,4 trabalhadores formais na área da assistência aos mais idosos;
  • Por Portugal ter uma percentagem tão pequena de trabalhadores formais na área da assistência aos mais idosos, na maioria dos casos, são familiares que tratam dos idosos, sem receberem qualquer remuneração. Noutros casos, os idosos vivem abandonados, sem qualquer assistência.

Estes dados vêm complementar a ideia empírica de que os idosos são uma população desprotegida a nível social, com menor poder de compra e consequentes dificuldades ao nível da aquisição de produtos e serviços, como é o caso da alimentação. Aliada às várias alterações fisiológicas próprias do envelhecimento, esta situação leva a que haja uma maior probabilidade de surgir desnutrição na pessoa idosa.

Neste sentido, e fazendo a ponte entre o tema proposto pela FAO para o Dia Mundial da Alimentação 2015 e o facto de, em Portugal, a população idosa ser a que se encontra mais carenciada ao nível da proteção social, o Movimento 2020 assinala este dia com o lançamento do Folhas Equilíbrio – Alimentação Sustentável para Todos.

Com esta terceira edição do Folhas Equilíbrio pretendemos lançar informação acerca de como fazer uma alimentação sustentável e alcançável por todos, recorrendo ao conceito de Nutrição Ecológica, explicado pela dietista Cláudia Marques, do parceiro Movimento 2020, Eat Like You Mean It.

Além disso, o Movimento 2020 aproveita este material para dar recomendações preciosas a idosos e cuidadores de como colocar esta alimentação sustentável em prática nesta faixa etária.

Por fim, esta edição conta com um conjunto de receitas da autoria do Chef Fábio Bernardino que, além de respeitarem a máxima da alimentação sustentável, são económicas e de fácil preparação e ingestão, de forma a serem passíveis de serem realizadas por e para os idosos.

 

Faça dowload do ebook:

secretario estado adjunto ministro saude

estesl

cnj

onmi

refood

adsfan

 barrigas amor

 travel flavours

apc

apnep

fadu

 cm vilapoucadeaguiar

cm alter do chao ipb caldasdarainha camaramunicipal logo changeit
fundacao portuguesa cardiologia      

gertal

nutricia

itau

iglo

palmeiro foods

inspira santa marta

 nestle health science  iogurte dia

jumbo

caldas penacova    

o peixe e fixe

eat like you mean it

portugal em forma

 nutrition hidration week