conselho executivo

O Conselho Executivo do Movimento 2020 é formado por profissionais e especialistas das áreas da saúde, da educação, da gastronomia, do desporto, da agricultura, da restauração, responsabilidade social, da dietética e da nutrição.

Saúde

Cristina Ribeiro

Médica, Assistente Graduada de Clínica Geral, Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina de Lisboa e Assessora do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde. É também Coordenadora e Representante Nacional em projectos Europeus na área dos Problemas ligados ao álcool nos Cuidados de Saúde Primários (PHEPA e ODHIN e BISTAIRS), Coordenadora da Subcomissão Saúde Mental e Cuidados de Saúde Primários no Conselho Nacional de Saúde Mental e Terapeuta Familiar e Coordenadora do núcleo de comportamentos aditivos da APMGF.

Educação

Ana Nunes de Almeida

Socióloga, investigadora coordenadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde preside à Comissão de Estudos Pós-Graduados e dirige o Programa de Doutoramento Interuniversitário em Sociologia. Membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa. Os seus objectos de investigação preferidos têm sido a família e a fecundidade, a universidade e os percursos dos estudantes, a infância e os novos media, as crianças e o bem estar.

Gastronomia

Fabio Bernardino

Licenciado em Produção Alimentar em Restauração e Mestre em Segurança e Qualidade Alimentar em Restauração pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, encontra-se a frequentar o Doutoramento em Turismo e Gastronomia no Instituto de Ordenamento do Território, da Universidade de Lisboa, tendo finalizado nos últimos anos pós-graduações em Gestão Hoteleira e Imagem, Protocolo e Organização de Eventos no ISLA Campus Lisboa. Participa activamente em projectos de educação alimentar em escolas, hospitais, cantinas e lares sociais, e na organização de eventos gastronómicos e preservação do património gastronómico-cultural português, como o reconhecimento da Dieta Mediterrânica como Património Imaterial da Unesco em 2013. Professor, consultor gastronómico, formador, organizador de eventos, e um empresário empreendedor que fundou, em 2012, a Travel&Flavours com o conceito de street food gourmet.

Desporto

Emanuel Silva

Nascido em Braga, é Atleta Olímpico de canoagem, com 3 presenças olímpicas em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. Dedica a maior parte do seu tempo a treinar, pela exigência da modalidade e a vontade de querer mostrar ao mundo que Portugal é grande e está repleto de grandes talentos. É desejo do Emanuel que todos os portugueses tenham orgulho nos seusresultados e na forma como os representa. O grande objectivo do vice-vampeão olímpico é ganhar a medalha de ouro e ser o atleta português da canoagem com mais presenças olímpicas. O seu grande lema é "O caminho faz-se caminhando".

Agricultura


Filipe Cameirinha Ramos

Mandatário do Exmo. Sr. Presidente da República no Distrito de Beja, nasceu nesta cidade e é licenciado em Gestão de Empresas. Sócio-Gerente e Fundador da Sociedade Agricola Monte Novo e Figueirinha, dedica-se à produção de produtos agrícolas, vinho e azeite. É membro de diversas Associações ligadas ao sector agrícola, sendo também Sócio Fundador e Diretor da Olivum, Associação de Olivicultores do Sul.

Restauração e responsabilidade social

Maria Jesus Antunes

Profissional desde muito cedo no sector da restauração na empresa Gertal S.A., com conhecimentos em Gestão, Marketing e Comunicação. Em 1989 torna-se Inspectora Operacional e em 2004 Directora Operacional na área da Restauração, com incidência na educação alimentar. Acredita que a educação é fundamental na interacção com a sociedade, economia e, claro, com as questões ambientais, tendo desenvolvido uma campanha de sensibilização para dizer "Não" ao desperdício e "Sim" ao consumo consciente. No presente ano, Jesus Antunes é a nova Directora coordenadora.

Dietética e nutrição

Zélia Santos

Doutoranda no programa doutoral em Saúde Internacional com a especialidade de políticas de saúde e desenvolvimento no IHMT-UNL, é Mestre em Administração e Gestão dos Serviços de Saúde pela Universidade de Évora. Pós-graduação em gestão dos serviços de saúde pela ESTeSL. Licenciada em Dietética pela ESTeSL. Coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do CHLO-HEM. Prof. Adjunta convidada na ESTeSL. Investigadora de projecto financiado pela FCT "Planeamento Urbano e desigualdades em Saúde".

secretario estado adjunto ministro saude

estesl

cnj

onmi

refood

adsfan

 barrigas amor

 travel flavours

apc

apnep

fadu

 cm vilapoucadeaguiar

cm alter do chao ipb caldasdarainha camaramunicipal logo changeit
fundacao portuguesa cardiologia empresas mais saudaveis    

gertal

nutricia

itau

iglo

palmeiro foods

inspira santa marta

 nestle health science  iogurte dia

jumbo

medtronic    

o peixe e fixe

eat like you mean it

portugal em forma

 nutrition hidration week